Powered By Blogger

Seguidores

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Bispo oficializa nova basílica no Ceará

Dom Fernando Panico confirmou a elevação do Santuário N. Sra. das Dores, em Juazeiro do Norte, para Basílica.

Crato. O bispo da Diocese do Crato, dom Fernando Panico, confirmou a notícia antecipada pelo Diário do Nordeste, na edição do dia l6. O Santuário de Nossa Senhora das Dores, localizado em Juazeiro do Norte, foi elevado a Basílica Menor, um título honorífico concedido pelo papa a igrejas em diversos países do mundo consideradas importantes por diversos motivos, entre os quais, veneração que lhe devotam os cristãos, transcendência histórica e beleza artística de sua arquitetura e decoração. No caso de Juazeiro do Norte, segundo dom Fernando, é um reconhecimento ao fenômeno das romarias em torno da figura do Padre Cícero Romão Batista.

Ao fazer a divulgação do decreto papal criando a Basílica, o bispo esclareceu que esta determinação não tem nenhuma ligação com o processo de reabilitação do Padre Cícero. Dom Fernando usou uma expressão bem sertaneja para acabar com as especulações em torno do assunto. “Podem tirar o cavalinho da chuva. A reabilitação é outro processo totalmente diferente”, comentou ele.


Ao afirmar que “não se pode alimentar fantasia”, complementou: “Este título não significa que Juazeiro vai ser sede de Diocese, ou que vai ser criada a Diocese de Juazeiro”. Também não é verdade que o bispo vai morar naquele município. Ele garantiu que, se um dia chegar a notícia da reabilitação, os romeiros tomarão conhecimento pela palavra do bispo e não pela imprensa como aconteceu agora.

O bispo anunciou que a instalação oficial da Basílica está prevista para o dia 15 de setembro, no encerramento da festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro. Ele advertiu que cabe a este município receber melhor os romeiros, mas a Basílica pertence à Diocese do Crato, que abrange 48 paróquias. Dom Panico também explicou que a palavra Basílica vem do grego. Significa “Casa do Rei e, consequentemente, a casa da rainha, que é N. Sra. das Dores”. Ao apresentar esta definição pediu maior participação dos fiéis nos atos litúrgicos da Igreja Católica e na vida da comunidade.

Mais informações:
Secretaria da Igreja Matriz, em Juazeiro do Norte
(88) 3511.2202
Secretaria de Turismo e Romaria
(88) 3511. 4040

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: