Powered By Blogger

Seguidores

sexta-feira, 18 de abril de 2008

ARARIPE-CE promove mostra musical que mistura Música Erudita na Igreja com Forró ao ar livre.


ARARIPE-CE

A cidade de ARARIPE-CE dá exemplo de que a cultura musical ainda sobrevive, extraindo leite de pedra, e que nos remotos rincões desse país ainda é possível produzir-se espetáculos de fazer a Europa sentir inveja!, mas por outro lado, lamentavelmente, em atitude conservadora e tímida, demonstra que Arte ainda é artigo das elites, centrada dentro de uma igreja, e que o povão tem que se contentar com bandas de Forró do lado de fora...

Por Dihelson Mendonça

Em sua segunda edição, a II mostra Brasileira de Música Antiga promovida pela ONG Instituto Atos e diversas parcerias, foi aberta na última quarta-feira dia 16 de Abril na cidade de Araripe-CE. Serão 5 dias de apresentações musicais com características bastante diversas: Na igreja da Matriz, apresentações de música erudita, como propõe o título da mostra, será centrada na música antiga, medieval, renascentista e início do período barroco, será muito bem representada por alguns dos principais instrumentistas brasileiros, como a soprano Marília Vargas e Silvana Scarinci, que toca um instrumento chamado teorba, o duo Saga Barroca, o quarteto Zabaione Musicale, os mestres da viola da gamba Kristina Augustin e Mário Orlando, o duo Spes, o grupo medieval Cantus Firmus, e até o argentino Pablo Lerner, que reside na Hungria, fará uma apresentação com um instrumento inexistente no Brasil, chamado "viela de roda húngara", dentre outros.

Por outro lado, numa espécie de prêmio de consolação aos que não gostam do gênero, enquanto a mostra promove a música erudita em espetáculos belíssimos dentro da igreja da matriz, do lado de fora, num local chamado "Tapera" ( na verdade, um palco imenso ), acontecerá shows para o povão, com intensas apresentações de BANDAS DE FORRÓ estilo "Fábio Carneirinho", que inclusive está no evento. A pergunta que não quer calar é: "Será que não daria pra realizar uma mostra de música erudita sem ter que apelar para o famigerado forró que através de uma mídia perversa e seu cartel tem tomado TODOS os espaços do Rádio cearense num monopólio sem limites? O que há entre música Erudita e o forró ? E porque então não realizar 2 eventos em épocas separadas ? Segundo o músico, professor da URCA e especialista em música renascentista, medieval e barroca, Lamar Oliveira, o que acontece em Araripe não tem explicação à luz da verdadeira música: "Enquanto se tenta trazer um pouco de cultura musical para o povo, ao mesmo tempo, fornece espaço ( e ao ar livre ), à quase o mesmo tipo de baboseira musical a que estamos acostumados a ouvir nas Rádios FM do Ceará. Lamentável"

Este cronista não poderia concordar mais com o professor Lamar, que com sábias palavras, definiu o evento: "É como tentar unir água e óleo num mesmo recipiente. Dá-se cultura ao povo com uma mão e tira-se com a outra". Mas, por sorte não teremos "Aviões do Forró" e o Felipão com o Forró Moral na II Mostra de Música Antiga de Araripe.
...
...

Mas há também pontos positivos no evento! Embora o espetáculo pelo lado da música erudita tenha se tornado elitizado, desde que centrado dentro de uma igreja, o público presente lá tem sido fiel e considerável, aliás, público muito educado, como seria de esperar pelo gênero musical a que se propõe parte da mostra. Lá estavam reunidos grande parte dos rostos conhecidos de apreciadores da cultura musical da região. Os espetáculos são muito bem organizados, tendo hora bastante definida para começo e término. No seu primeiro dia, A Segunda Mostra Brasileira de Música Antiga apresentou os mestres da viola da gamba Kristina Augustin e Mário Orlando, a soprano Marília Vargas e Silvana Scarinci, e uma bela apresentação da Orquestra Filarmônica de Araripe, composta por crianças, promovida e mantida pelo Instituto Atos, num gesto louvável que certamente vingará em músicos de excelente qualidade no futuro, tendo à frente o emérito Músico e competente Professor DI FREITAS. A noite da estréia culminou ainda com um exótico show do gênio maior da música Brasileira ( e que nada tem a ver também com música antiga ), Hermeto Pascoal, que formando um dueto inusitado e magnífico com sua companheira e musicista Aline Morena, fez um espetáculo de fazer "tirar os pés do chão" literalmente. O show de Hermeto Pascoal e Aline Morena com sua música para além de "erudita" no sentido da complexidade, e ao mesmo tempo moderna, faz parte das novas formações ( atualmente em número de 5 ) que o Hermeto tem realizado mundo afora. No espetáculo, o duo toca diversos instrumentos convencionais como a viola, o piano, o trompete, mas como a sua genialidade permite, Hermeto cria composições aproveitando-se de objetos aparentemente comuns como uma chaleira, bonecos, brinquedos, latas, e até uma piscina infantil dentre outras coisas. Ao final do espetáculo, Hermeto Pascoal decidiu só sair da igreja depois de cumprimentar e atender a todos que quisessem falar com ele. Uma fila imensa foi formada e todos puderam conversar, tomar autógrafos, receber DVDs e brindes. Houve até o caso de uma garota que pediu "qualquer coisa" que a cantora Aline Morena pudesse lhe entregar. Procurando pela sala e não vendo mais o que entregar, Aline lhe doou os seus brincos. Um outro pediu a Hermeto qualquer lembrança que fosse. Os CDs haviam se esgotado e nem havia nada mais. Hermeto não hesitou: Arrancou 3 fios de cabelos da sua barba e entregou ao garoto, que saiu todo contente com o troféu !

O Blog do Crato, ( cujo volume de acessos já ultrapassa mais de 24.000 acessos ao Mês ( e agora multiplica-se este número com a chegada de mais de 22 Sites membros da Rede Blogs do Cariri ), esteve voluntariamente presente ( sem qualquer convite oficial ) na abertura da II Mostra Brasileira de Música Antiga de Araripe, e de lá trazemos inúmeras fotos e entrevistas em vídeo representativas do evento. Que me perdoem os adoradores do Forró, nós passamos ao largo da famosa "tapera", pois afinal de contas, Arte deve ser Arte, e outra coisa é outra coisa, apesar de alguns grupos que se apresentam na "tapera" são muito bem-intencionados e ao meu ver, só estão no evento errado! Na minha opinião, organização de eventos que devem promover a arte devem ser tratados com muito mais seriedade, quando o assunto é formação de platéia para um determinado estilo musical.

Eis algumas fotos do evento:
O.B.S - Foram produzidas na data, aproximadamente 400 fotos. As pessoas fotografadas que desejarem as fotos devem procurar aqui no Blog do Crato, escrevendo comentários, que na medida do possível eu colocarei à disposição para download.

Abaixo: foto da cantora lírica Marília Vargas:

E Silvana Scarinci, na teorba:


Mário Orlando e sua Viola da Gamba:

Abaixo: foto de Kristina Augustin:


Instrumentos exóticos desfilam diante de todos com sons incríveis:

O clima é de elevação, de cultura e Arte. As estátuas parecem escutar o som produzido pelos alaúdes:

Enfim, a orquestra Filarmônica de Araripe se apresenta:


As crianças da filarmônica ensaiam para sua apresentação:


O Maestro Di Freitas rege a filarmônica de Araripe:


"Do facão à colherinha, tudo é coisa musical" - como já diz a música do Guinga, os instrumentos de Hermeto Pascoal:


O grande Gênio dá um show no seu primeiro instrumento: "O fole de 8 baixos":


A incrível Aline Morena desfila talento e prova porque merece estar ao lado do mestre Hermeto:E a noite segue, com muita alegria e musicalidade:


Os espectadores entram numa espécie de transe, levados pela música de Hermeto:


As mãos mágicas de um dos grandes gênios da Música desde Beethoven e Mozart:


E aqui, uma pequena recordação, durante à tarde, dois velhos amigos que se reencontram e conversam sobre música:


Salve, grande Hermeto Pascoal !

Fotos: Dihelson Mendonça

Matéria publicada originalmente no Blog do Crato e cedida gentilmente por Dihelson Mendonça.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isto é que é o Brasil de verdade e que deveria ser veiculado pela grande mídia que só quer saber de miséria e de violência. Se mais e mais araripes aparecessem nas telas e páginas dos jornais talvez tivéssemos mais gosto de ter nascido neste grande país.

Parabéns a todos que promovem e divulgam estas iniciativas.

Ricardo - Campinas/SP